DANIELA FONTOURA DOMINGUES
Biografia originalmente publicada em 1985:
Está cursando o 2º. Ano de Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) na Faculdade dos Meios de Comunicação Social (FAMECOS) na PUC/Rio Grande do Sul, Brasil.
Vive em Porto Alegre.
***
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1988) e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Formação em Terapia Familiar Sistêmica (Instituto da Família de Porto Alegre) e em Coordenação e Dinâmica dos Grupos (SBDG). É especialista na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes pela USP e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB e foi bolsista CAPES. Tem vivência no atendimento a grupos, especialmente para pessoas em conflito com a lei. Experiência na área de psicologia clínica, jurídica, sistema prisional e consultorias relacionadas ao tema dos direitos humanos. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília cujo de tema de investigação é a ofensa sexual cometida na adolescência.
Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020
ANTOLOGIA POÉTICA DE CIDADES BRASILEIRAS. Rio de Janeiro, DF: Shogun Editora e Arte Ltda, 1985. 118 p. Coordenação editorial: Christina Oiticica.
[Este exemplar foi doado por Rogério Guimarães Oliveira, que tem seu poema na p. 30, para a biblioteca da Caixa Econômica, de Brasília, em 1985. A empresa se desfez do acervo e este exemplar foi para a livraria “sebo” de nosso amigo José Jorge Leite de Brito, que por sua vez nos doou um lote de livros para ajudar na montagem de nosso Portal de Poesia Ibero-americana, em 2021.]
CATIVEIRO
Prudência ativa
no peito há retaguarda
guarda cativa
a cotidiana farda.
Farta para explodir,
tirar a máscara,
descer ao chão,
se representar não remunera
a mulher que já é fera
ferida a mais se tornará.
Aberta agora, surpresas já
alerta em horizonte
que de longe esconde
sua presteza e intensão.
Chega de comissão
ser comedido também é prisão
não interessa se prejudica,
mudou a peça, cabeça erguida,
fim à repressão.
*
VEJA e LEIA também outros poetas do RIO GRANDE DO SUL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_grade_sul/rio_grande_sul.html
Página publicada em março de 2021.
|